06/06/13

Exposição 2013 - A RARET


A Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural da Glória do Ribatejo, vai organizar uma nova exposição que vai inaugurar em Agosto por altura das Festas da Glória. A temática da exposição é dedicada à RARET.

Em 1951 é instalado na Glória do Ribatejo, o maior complexo emissor europeu da «Rádio Europa Livre» - A RARET: RAdio RETransmission, que tinha como principal função transmitir através de ondas de rádio o denominado «American way of life», para os países de Leste.

A Glória do Ribatejo era à época uma pequena aldeia rural, possuía uma posição geográfica privilegiada, estava situada apenas a cerca de 70km de Lisboa, era uma zona de baixo-relevo, óptima para a transmissão de ondas de rádio e acima de tudo devido ao seu isolamento provocado pela falta de uma eficaz rede viária, era um local discreto que não chamava a atenção, reunia as condições para a instalação deste posto de retransmissão.

A RARET foi uma instituição que muito contribuiu para o progresso social, cultural e económico da Glória. Empregou mão-de-obra local, desenvolveu esforços para a instalação da rede eléctrica e de água, asfaltou a estrada de ligação à Glória, cooperou para a criação da Junta de Freguesia, doou terrenos onde se edificaram por exemplo a Casa do Povo ou a Junta de Freguesia, auxiliou pobres e os mais carenciados com a distribuição de um bodo pelo Natal, construiu um posto médico onde gerações e gerações de glorianos nasceram, edificou a escola industrial, que permitiu que muitos glorianos prosseguissem o estudos

Numa época marcada pelo confronto de dois blocos ideologicamente distintos e opostos, Americanos e Soviéticos entretinham-se a divulgar a sua ideologia e propaganda política. No meio destas colossais potências, estava a Glória do Ribatejo que teve um papel importante e determinante neste conflito da guerra fria que marcou o século XX.

A exemplo dos anos anteriores, a ADPEC solicita a melhor colaboração na cedência de objectos, materiais ou objectos ligados à RARET. Para mais informações contactar: robertocaneira@hotmail.com



Sem comentários: